O Projeto Viva a Cultura,
idealizado pela Casa Durval Paiva, é um dos dez projetos sociais contemplados
no concurso "Volkswagen na Comunidade", promovido pela Fundação
Volkswagen. Em sua 6ª edição, o concurso registrou recorde de inscrições, com
551 projetos de organizações sociais indicados por colaboradores da Volkswagen
do Brasil.
A premiação de 40 mil reais, por
entidade, terá investimento em ações de transformação social. A cerimônia de
entrega foi realizada na última sexta, 04/10, na fábrica Anchieta, em São
Bernardo do Campo (SP), sede da Volkswagen do Brasil, e contou com as presenças
de executivos e colaboradores da empresa, além dos representantes das
organizações premiadas e jornalistas convidados.
As instituições vencedoras também
ganharam um curso de Gestão de Projetos Sociais visando preparar os gestores
das organizações para gerir melhor os recursos recebidos, garantindo a
sustentabilidade dos projetos, aumentando seu alcance e benefícios.
O projeto Viva a Cultura irá
propiciar às crianças e adolescentes atendidas pela Casa uma prática
terapeutizante, através da música, teatro, literatura, expressão corporal e
desenho, promovendo a reinserção social numa perspectiva inclusiva, melhorando
assim a qualidade de vida dos pacientes.
Rilder Campos, presidente da
Casa, cita a importância do projeto para o tratamento dos pacientes. “Esse
projeto irá estreitar ainda mais o vínculo dos pacientes com a arte e a
cultura, contribuindo assim para o exercício da cidadania e proporcionando a
diminuição da ansiedade causada pelos procedimentos invasivos e dolorosos do
tratamento oncológico, melhorando também a autoestima dos mesmos, na medida em
que se sentirão produtivos e, quando do término do tratamento, serão
reinseridos na sociedade com o mínimo de perdas possíveis.”, destaca.
Os projetos vencedores serão
acompanhados pela equipe da Fundação Volkswagen, que monitora, por meio de
visitas técnicas, todo processo de implementação das ações propostas, as quais
deverão ser realizadas em oito meses.
Fundação Volkswagen
Ao longo de 34 anos de
existência, a Fundação Volkswagen promove e realiza ações que contribuem para a
melhoria da qualidade da educação pública e que fomentam o desenvolvimento
social de comunidades de baixa renda. A estratégia de atuação baseia-se no
desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre
os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações
não-governamentais - ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que
influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário