Publicidade

Destaque

Polícia

Mato Grande

Rio Grande do Norte

Brasil e o Mundo

Política

Parazinho 52 anos de história...

12 de julho de 1962, data que ficou gravada na mente do povo Parazinhenses por ser o dia que o povo conquistou sua independência, emancipando-se de Baixa Verde hoje João Câmara.

São 52 anos de progresso e desenvolvimento, uma história que foi e está sendo escrita por cada um de nós que habitamos esse solo.

História de Parazinho

Assim como toda cidade tem sua história desde sua criação ao seu desenvolvimento Parazinho também tem sua história. É através de pesquisas feita pelo conhecimento e colaboração de pessoas, idosos que convivem conseguimos fazer a história de Parazinho.

Nossa cidade antes de ser emancipada teve outro nome: Mato Grande foi seu primeiro nome. Devido à quantidade de matas existentes em suas terras.

Bandeira do município, criada por
Wellington Raimundo da Silva em
 18/03/2006

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré Construída
no ano de
1940 por Maria Dantas, Adélia Torres,
Ivete, Maria Rodrigues e Lilian Trigueiro
Antes pertencia a João Câmara. Somente aos 12 dias de julho de 1962, passou a ser cidade e recebeu o nome de Parazinho. Recebeu esse nome devido a maioria dos seus habitantes irem para Belém do Pará, trabalhar em desmatamentos. João Câmara que era um dos homens mais ricos da época criou um desmatamento aqui em nossas terras evitando assim a saída de muitos habitantes à procura de trabalho no Pará. Dai surgiu o nome “Parazinho”. Antes da coincidência do desenvolvimento que estava acontecendo no Pará e em “Parazinho”.

Nossa Senhora de Nazaré padroeira da cidade
a imagem fio doada por Dona Adélia Torres no
ano de 1962
Os fundadores de Parazinho foram os senhores: Joaquim de Castro, Antônio de Castro, Silvestre de Castro, João Câmara e outros. Com a continuação de seu lento desenvolvimento, foi criada a primeira escola com a contribuição de alguns moradores. A primeira professora, a mesma lecionar na mesma escola foi Maria Lilia Trigueiro. Tendo iniciado em 07 de agosto de 1930. Está era situada na Rua Monsenhor Freitas, depois foi criada e Escola Estadual Professor Miguel Monteiro, situada a Rua Joaquim de Castro, hoje não existe mais, pois o prédio desta escola foi demolido, sendo construído um novo prédio na Travessa Senador João Câmara existente até hoje. A primeira professora desta escola foi Elionete Tarquínio.

Energia eólica, grande avanço local e regional
No inicio não existia feira nem mercado, sendo o Sr. Joaquim de Castro o dono de Barracão e o mesmo fornecia mercadorias para os moradores de nossa cidade e distritos. Anos depois Francisco de Assis Bittencourt, que na época era prefeito de Baixa Verde, atualmente João Câmara, a pedido do primeiro delegado de Parazinho João Rabelo Torres, construiu o Mercado Publico que existente até hoje. O comercio foi evoluindo, e surgiu a feira que é realizada aos domingos, por feirantes de Parazinho e cidades vizinhas.

Na época o único meio de transporte existente era um carro conhecido como Bondinho, de propriedade de Joaquim de Castro, tendo como função principal transporte de água da Fazenda Olho D’agua, para ser consumida pelos moradores. Tempos depois foi construído um poço tubular. As diversões eram poucas, só tinha o Boi do Rei, Congo e Pastoril.

Brasão da Paróquia Nossa Senhora de
Nazaré, criada no dia 09 de junho de 2014
O primeiro farmacêutico de Parazinho foi Raimundo Boa, o mesmo medicava os moradores de Parazinho que aqui residiam. No dia 12 de julho de 1962, foi nomeado o primeiro prefeito de Parazinho. Francisco Domingos de Miranda, que governou durante 1 (um) ano e 5 (cinco) meses. Em 03 de outubro de 1963, foi realizada a primeira eleição Direta de Parazinho, que teve como primeiro prefeito eleito pelo voto popular o Sr. Domingos Paulino Pereira que exerceu o cargo por quatro anos.

A origem do município de Parazinho/RN está em uma fazenda de gado, edificada em terreno seco e com difícil acesso à água, localizada em área de grande produção algodoeira. A partir da elevada produção algodoeira, cresceu como povoado em virtude do fluxo de pessoas que lá chegavam e que, gradativamente, transformaram o povoado em acampamento mercantilíssimo, centro de negócios e escritório comercial, lugar que recebia e expedia algodão para a sede do município, à época, Baixa Verde, hoje denominada de João Câmara. 

 Por volta de 1935, o povoado contava com infraestrutura de poço tubular, escola e aproximadamente 500 habilitantes. O comércio intensificava-se fazendo crescer o número de armazéns e lojas e propiciando a realização de feiras. Em 8 de maio de 1962, através da Lei N°. 2.753, Parazinho desmembrou-se de Baixa Verde (hoje João Câmara), tornando-se município. 

Com área total de 275 km2, localiza-se no bioma Caatinga, e apresenta evolução população lenta. Em 1991, a população do município era de 3.980 habitantes, número que evoluiu para 4.087 em 1996 e 4.325 em 2000, de acordo com dados do IBGE (www.ibge.gov.br). Em 2007, a população alcançou 4.772 habitantes e, de acordo com o Censo 2010, o município tem 4.845 habitantes, com densidade demográfica de 17,6 habitantes/km2.
  
Parabéns Parazinho pelos seus 52 anos de história!

Publicidade

About Blog Parazinho na Mídia

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Um comentário:

Berg Varela disse...

PARABÉNS QUERIDA CIDADE DE PARAZINHO, A QUAL TENHO RAÍZES FAMILIARES.
SÃO 52 ANOS DE HISTÓRIA E ESTÓRAS DO VOSSO POVO. ABRÇOS DO JOVEM AGROECOLÓGICO NORDESTINO BERG VARELA E FAMÍLIA.


Top