Publicidade

Destaque

Polícia

Mato Grande

Rio Grande do Norte

Brasil e o Mundo

Política

Produtor André Aleixo trocou a cultura de hortaliças pelo
cultivo de uvas Itália // Fotos: Moraes Neto
O Rio Grande do Norte colheu em torno de 40 toneladas de uvas do tipo Itália nesta primeira safra, que finalizou neste mês. Trata-se de uma colheita inédita da fruta, que, até então, não havia sido cultivada em escala comercial no estado. Numa área de dois hectares da fazenda Quixaba, zona rural do município de Parazinho (a 116 quilômetros da capital Natal), foram colhidos os primeiros frutos de um projeto do Sebrae para incentivar a vinicultura em pleno semiárido potiguar. 

Foram colhidas cerca de 40 toneladas da fruta em
pleno semiárido potiguar
Em meio à paisagem seca da região, um verde exuberante surge, comprovando a viabilidade da produção de uvas no sistema irrigado numa área de baixa umidade e baixo índice pluviométrico.

Os responsáveis pelo feito são os produtores André Aleixo e o irmão, José Hipólito, que decidiram deixar de lado a plantação de pimentões e tomates, e, de forma pioneira, apostaram na cultura irrigada dessa variedade de uva, no começo do ano passado. Após 20 meses, toda a produção já foi comercializada internamente no Rio Grande do Norte, que apresenta uma alta demanda de consumo, já que a maior parte das uvas que abastecem o mercado potiguar vem de outros estados.

As frutas foram todas vendidas em uma operação, que rendeu em torno de R$ 100 mil para os empreendedores, com um único distribuidor da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa).
 
Um dos desafios foi pessoas, como Raimundo Alves
para atuar no manejo das videiras
A aceitação das primeiras uvas do RN foi imediata. A explicação está na qualidade dos frutos, que têm tamanhos praticamente uniformizados com cada cacho pesando em média 700 gramas. Mais que isso, as uvas potiguares chegam a atingir um brix, que é o grau de doçura medido na fruta, acima de 19°. Para se ter uma ideia de como a uva é doce, basta saber que o padrão de exportação para a uva Itália é de 15°, que é um alto teor de açúcar exigido pelo mercado internacional. 

About Blog Parazinho na Mídia

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17.
«
Next
This is the most recent post.
»
Previous
Postagem mais antiga

Um comentário:

Daniel disse...

Prezados,
Primeiramente quero prestar minha homenagem ao corajoso e destemido empreendedor de Parazinho, Sr. André Aleixo.
Fiquei admirado pela sua disposição de encarar uma mudança tão radical no seu ramo de negócio, já que o RN, segundo alguns entendidos, não tem vocação para o cultivo de uva em escala comercial.
Fica a lição de que, ousar e correr risco faz parte do sucesso.
Ao SEBRAE/RN, fica o reconhecimento de sua importante contribuição, quando o assunto é apoiar as iniciativas e projetos locais em benefício da geração do emprego e renda. Parabéns a todos que se envolveram direta ou indiretamente na plantação desta semente de negócio em nossas terras.
Saudações,
Daniel G. Souza


Top