Publicidade

Destaque

Polícia

Mato Grande

Rio Grande do Norte

Brasil e o Mundo

Política


Aproximam-se as eleições 2016, e com elas crescem as movimentações dos grupos políticos em Parazinho/RN; neste sentindo, o Blog Parazinho na Mídia, e o colunista Edcelmo da Silva Bezerra iniciam exposições dos possíveis panoramas das movimentações dos bastidores políticos do momento que mexerá com a rotação da pacata Parazinho no pleito eleitoral de 2016.

Em certo momento Maquiavel afirma:
Da tísica dizem os médicos, que a princípio é fácil de curar e difícil conhecer: mas com o correr dos tempos se não foi reconhecida e identificada. torna-se fácil de conhecer e difícil de curar.”

Assim se da com a política estadual e no caso de Parazinho o assunto não é diferente, fato ocorrido após a mini reforma política ocorrida no Brasil, mexendo com a dinâmica antes ministradas pelos “Caciques Municipais” de forma a regar uma estrutura financeira grandiosa onde mandavam e desmandavam no eleitorado.

Um elemento determinante realmente serão as urnas nessa nova conjuntura, mas esta eleição será atípica e vem em curso de forma inusitada. Os grupos e lideranças já deveriam estar com os nomes definidos principalmente a oligarquia que perdurava há mais de 20 anos, essa política arcaica pautada no financeiro terá que tirar o cavalo da chuva...

Uma política atípica, pelos seguintes fatores:

A Crise Nacional e a retração da economia faz com que os financiadores de campanhas tenham mais cautela e insegurança no investimento das moedas, além da pressão das fiscalizações que frearão aquele obá, obá que houve em 2012; em outras palavras, quem tem real não vai querer gastar com candidato (A ou B) que ainda não decolou popularmente.

A diminuição do tempo de campanha de 90 (noventa) para 45 (quarenta e cinco) dias é um problema para muitos políticos que estão endurecendo para se posicionar e decidir o lado que ficará por que o tempo urge e o povo quer saber quem são os candidatos, até o presente momento Parazinho, conta com a pré-candidatura a reeleição do Senhor Marcos Antônio de Oliveira (Marquinhos) que firmemente caminha para a recondução do Palácio Domingos Paulino Pereira; a articulação do atual prefeito vem a todo vapor em diversas frentes e lideranças, ambas em campo fazendo o trabalho de mobilizar novas adesões e abrir novos caminhos.

Um outro pré-candidato que está em busca de chegar a Prefeitura Municipal é o Senhor Hernandes Paulino (Negão), filho do ex-prefeito Domingos Paulino Pereira, o mesmo unificou sua família no trabalho corpo-a-corpo com seu subgrupo político para tentar surpreender nas urnas.

Hoje a uma incógnita na oposição, é que a mesma se encontra ainda indefinida e é dividida como se dividiu o Mar Vermelho, me parece que a oposição está desnorteada em busca do Palácio Domingos Paulino Pereira (prefeitura). A oposição ainda luta intensamente para quantizar uma equação que não fecha sua incógnita entres seus próprios lideres.

A formação de uma chapa unificada torna-se mais difícil a cada dia, informações de seus próprios líderes dão conta que há dois blocos: um que vem perdendo força dentro do grupo, sendo esse liderado pelo ex-prefeito Genival de Melo Martins que propõem a união de um time confiável sendo que sua esposa a professora Rita de Luzier de Sousa Martins concorre ao cargo de prefeita e o ex-vereador Gilberto Venâncio Sobrinho ao cargo de vice-gestor.
Já na paralela, porém no mesmo grupo oposicionista, o empresário Newton Varela Bacurau que foi derrotado nas eleições de 2012 pelo atual prefeito Marquinhos tenta alimentar em seus aliados a esperança de uma possível liminar que o torne apto a disputar o pleito, fato improvável depois da lei anticorrupção que embarga candidatura de réus condenados na primeira instância e deixa-os fora do “jogo”. Como o tempo voa e já estamos no mês de maio, o Senhor Newton Bacurau deverá iniciar uma quebra de braço com o ex-prefeito Genival para garantir o seu nome hoje de confiança, o atual vereador Flávio Bocão para vice ou quem sabe um cabeça de chapa. Incógnita que só o tempo dirá...

O fenômeno da democracia das informações interativas (internet e celulares), será uma grande ferramenta aliada das informações nesta campanha. Na antiguidade, no tempo do “homem que caiu do céu” e foi traído por sua própria cria formada até então por uma política rasteira, hoje parece entrar no mesmo ciclo que pendurou por mais de duas décadas e foi colocado abaixo.

Parazinho/RN, aos 10 dias do mês de Maio de 2016.

Edcelmo da Silva Bezerra

About Blog Parazinho na Mídia

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:


Top