Publicidade

Destaque

Polícia

Mato Grande

Rio Grande do Norte

Brasil e o Mundo

Política

Cidades do Mato Grande reúnem-se em Ceará-Mirim para elaboração e adequação dos Planos Municipais de Educação (PME`s)

Representantes de Parazinho, São Bento do Norte e Pedro Fernandes
(vermelho)
avaliador educacional da Secretaria E. de Educação

As cidades que compõem a Região do Mato Grande reuniram-se em Ceará-Mirim nos dias 30 e 31 de outubro para articularem e ao mesmo tempo adequarem os Planos Municipais de Educação (PME `s). Durante os dois dias, representantes de Parazinho e técnicos da Secretaria de Educação do município participaram do momento de capacitação.

O evento é destinado às comissões coordenadoras e a equipe técnica que fará a elaboração do Plano Municipal de Educação referente a cada município. A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RN).

A formação realizada na Estação Cultural de Ceará-Mirim foi ministrada pelo Senhor Pedro Fernandes de Souza, avaliador educacional da Secretaria Estadual de Educação. Parazinho esteve representado por 3 (três) técnicos da Secretaria Municipal de Educação: Edcelmo Bezerra, Igor Henrique, Geane Florenço além de Kamilla Karoline, Secretária de Educação de Parazinho.

O Plano Municipal de Educação é um documento que define metas educacionais para cada município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE).
 
Um Plano Municipal de Educação não é um plano somente da Rede de Ensino do Município, mas um Plano de Educação do Município. Assim, o Plano deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no Município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização. Deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do Município.


Secretários de Educação de Parazinho e Caiçara do Norte
Técnicos estudando o Plano Municipal de Educação/PME

Publicidade

Henrique vai priorizar PECs do Orçamento Impositivo e do Aumento do FPM

henrique pec

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, esteve reunido nesta sexta-feira (31) com o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, para discutir as prioridades de votação da Câmara até o fim do ano. O encontro foi realizado na residência oficial da Câmara dos Deputados. Na quinta-feira (30), Henrique Alves já havia discutido o assunto com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Nos dois casos, as reuniões foram solicitadas pelo governo, que está preocupado com a aprovação de propostas que possam prejudicar o equilíbrio financeiro da União.

Henrique já havia adiantado duas das prioridades de votação para as próximas semanas: as PECs do Orçamento Impositivo (358/13) e do Aumento do FPM (426/14). A primeira obriga o governo federal a pagar as emendas apresentadas por deputados e senadores ao Orçamento da União. Pelo texto da PEC, o governo terá de pagar até 1,2% da receita corrente líquida realizada no ano anterior em emendas, desde que metade desse dinheiro seja destinado para a saúde. O texto base da proposta foi aprovado em 1º turno em maio deste ano, mas falta a votação de dois destaques.

Já a PEC sobre o FPM aumenta em um ponto percentual o repasse de recursos da União para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Henrique Alves disse nesta semana que a proposta é importante, “pois a situação dos municípios hoje é insustentável”. As prefeituras, segundo ele, estão com problemas orçamentários e sem autonomia para investir.

Publicidade 

Bandidos tentam arrombar Caixa Eletrônico na cidade de Ouro Branco/RN


Na madrugada desta sexta-feira (31), por volta das 2h20, homens tentaram arrombar o caixa eletrônico do posto de atendimento do Banco Bradesco na cidade de Ouro Branco na região do Seridó.

Segundo informações de moradores que moram próximo ao local, as pancadas fortes para quebrar a estrutura física do caixa fizeram com que muitos levantassem, mas temeram em ver o que acontecia. Só algum tempo depois entraram em contato com a polícia.

Ainda segundo informações de moradores, os bandidos teriam, antes de empreender o arrombamento, andado pela cidade em um veículo, quem sabe para observar o movimento.

Eles teriam usado utensílios de ferro para quebrar a parte frontal do caixa. A ação durou aproximadamente meia hora, e os autores do arrombamento tomaram destino desconhecido e não conseguiram levar dinheiro. 

Lenilson Azevedo
Publicidade

Secretaria de Saúde encerra Campanha do Outubro Rosa em Jardim de Angicos

Secretaria de Saúde realiza encerramento da Campanha Outubro Rosa em Jardim de Angicos (Foto: Sezimar)
Secretaria de Saúde realiza encerramento da Campanha
Outubro Rosa em Jardim de Angicos (Foto: Sezimar)
 
Para encerrar oficialmente a programação de ações da campanha Outubro Rosa, em Jardim de Angicos, a Secretaria de Saúde do Município promoveu nesta quinta-feira(30) caminhada pelas ruas da cidade,  palestra explicativa e em seguida um café da manhã.

O ato reuniu dezenas de profissionais de saúde, estudantes e mulheres vestidas de rosa objetivando chamar atenção da sociedade para o câncer de mama e para a realização de atividade física.

A cerimônia de encerramento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde. No decorrer do evento do aconteceram palestras sobre como fazer o autoexame e exames clínicos para um diagnóstico precoce do câncer de mama.

“É muito gratificante para nós promover um evento que alerta a mulher para um diagnóstico precoce dessa doença que mais mata as mulheres em nosso pais que é o câncer de mama”, palavras da Secretária Cristina Baracho.

Secretaria de Educação envolvida também no evento (Foto: Sezimar)
Secretaria de Educação envolvida também no evento (Foto: Sezimar)

Blog do Professor Sezimar
Publicidade

Loteamento Paraíso de Parazinho promoverá festival de prêmios no próximo dia 1º de novembro

 
O Loteamento Paraíso de Parazinho promoverá um grandioso festival de prêmios para os clientes e amigos. Serão sorteados uma Tv lcd de 40 polegadas, um fogão de 4 bocas e um ventilador.

O bingo será realizado no próximo dia 1º de novembro, às 14h00m, no stand de vendas do Loteamento Paraíso de Parazinho que fica localizado na Rua Vereador Joaquim Hipólito (estrada para o distrito de Baixinha dos Franças).

As cartelas já podem ser adquiridas ao preço de R$ 5,00. Lembrando que na compra de um lote automaticamente você ganha duas cartelas, a parcela de um lote gira em torno de R$ 109,00.

Maiores informações ligue para os telefones: (84) 8753-9052 ou 8714-4099.

Visite e comprove; você é nosso convidado especial! 


Álvaro Dias topa disputar eleição contra Ricardo Motta para Assembleia

ricardo alvaro 

Terminado o período eleitoral, no último domingo (26), as discussões giram em torno da sucessão na presidência da Assembleia Legislativa. De um lado, o atual presidente da Casa, Ricardo Motta, foi campeão de votos na sua coligação e é candidato natural.

E do outro lado ele já tem adversários que toparam o desafio de disputar o comando do Legislativo estadual. Um para ser mais exato: Álvaro Dias, que já foi presidente da Assembleia, e retoma seu mandato a partir de janeiro. Muitos analistas esperavam uma eleição de consenso, mas promete uma intensa mobilização.

Publicidade

Vacinação contra pólio e sarampo começa a ser aplicada no dia 08 de novembro


A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa no próximo dia 8 e segue até 28 de novembro. Os sábados 8 e 22 serão os dias de mobilização nacional, quando postos de todo país ficam abertos para intensificar a campanha.

No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. A expectativa do governo é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país. Serão distribuídas 17,8 milhões de doses orais (vacina em gotas). O ministério, no entanto, recomenda a vacina injetável para as crianças acima de 6 meses que estão com o esquema de vacinação atrasado.

Já na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos. A estimativa é vacinar 10,9 milhões de crianças. Serão distribuídas 12,5 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. A campanha, considerada de seguimento, é realizada a cada cinco anos e foi antecipada este ano no Ceará e em Pernambuco em razão de casos identificados em ambos os estados em 2013 e 2014.
 
Publicidade

Touros: Secretaria de Saúde encerra campanha Outubro Rosa com caminhada e café da manhã

sec.saúde.jpg 


A secretaria de Saúde de Touros promoveu nesta quinta-feira (30), o encerramento da Campanha do Outubro Rosa, com a presença dos agentes comunitários e de endemias, além de servidores da Secretaria de Saúde. 

Esse foi um momento de confraternização e avaliação da ação da prefeitura de Touros, que também realizou durante todo o mês de outubro ações voltadas ao Outubro Rosa, onde mulheres foram submetidas a avaliação médica com mastologista, ultrassonografia de mama, marcação de mamografia e receberam orientações sobre prevenção do câncer.

Touros 1501
Publicidade

PM fica ferido em troca de tiros com assaltante em Macaíba

 
Na manhã desta Quinta-Feira (30) às 06hs um Policial Militar do 11ºBPM lotado na cidade de Macaíba , região metropolitana de Natal, ficou ferido após trocar tiros com bandido.

De acordo com o cabo Eduardo e o Soldado Azevedo, eles estavam passando pela Rua do Coite indo em direção a casa de outro PM, quando foram informados por populares que um elemento de bicicleta tinha acabado de tomar de assalto um aparelho celular de uma mulher. 

Após o meliante visualizar os militares  que estavam no veiculo particular se aproximando, atirou duas vezes em direção o CB. Eduardo e SD Azevedo, os tiros pegou no para-choque e outro no para-brisa na altura da cabeça do CB Eduardo, ouve um revide por parte dos PMs mas o elemento conseguiu fugir abandonando a bicicleta e pulando muros das casas vizinhas.

O tiro não transfixou o para-brisa, mas o cabo Eduardo ficou ferido no rosto devido os estilhaços. O cabo Eduardo é conhecido pelas várias prisões e apreensões na cidade de Macaíba.

Blog 190
Publicidade

Parazinho: Santa Missa marca os 65 anos de fundação da Escola Professor Miguel Monteiro  


Professorado da Escola Miguel Monteiro
 
Uma Missa em Ação de Graças realizada na noite de ontem (29) marcou os 65 anos de fundação da Escola Estadual Professor Miguel Monteiro. Pais, alunos, professores e demais funcionários da instituição participaram da Missa que aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, às 19h30m e foi presidida pelo Padre Ivanilson Alexandrino.

Além de parte do professorado da escola, participaram também o vice-diretor o Senhor Enoque Bezerra e a diretora, a Senhora Elita Cosme, que ao fazer seus agradecimentos mostrou felicidade em poder dirigir uma instituição que faz parte da história de Parazinho. “Agradeço a presença de todos que vieram prestigiar esta Missa em Ação de Graças por hoje um dia tão especial; ao comemorar os 65 anos desta escola sinto-me feliz em poder ser diretora desta instituição”. Concluiu Elita Cosme agradecendo aos professores, pais e alunos.

Pela tarde, a Escola Miguel Monteiro promoveu um desfile cívico pelas principais ruas da cidade com a presença da Banda de Música formada pelos próprios alunos da escola. Fundada no dia, 29 de outubro de 1949 a Escola Estadual Professor Miguel Monteiro foi a primeira instituição estudantil instalada no solo Parazinhense pela professora Lilian Trigueiro, que além de professora também catequizava as crianças daquela época. 

Diretora Elita Cosme fazendo suas considerações
Elizabete Cosme (Dona Beta) ex-aluna e professora da escola












Publicidade

Desfile cívico marca a festa de Emancipação Política de João Câmara


Um desfile cívico-militar  marcou as comemorações do 86 anos de emancipação política do município de João Câmara na tarde desta quarta-feira(29).  Milhares de pessoas compareceram a praça Baixa Verde para prestigiar o evento  que teve como foco a participação de representação do Exército, Marinha e Aeronáutica, além da Polícia Militar, Rocam, tropa de choque,  cavalaria e Polícia Rodoviária Federal.

Antes do desfile das Forças Armadas, desfilaram representações das escolas do município e do Colégio Objetivo com sua Banda Marcial. O desfile terminou com a apresentação da frota do município.

No coreto da Praça, autoridades puderam acompanhar todo o desfile, dentre elas o prefeito Ariosavaldo Targino, o vice-prefeito Josafá Araújo, Vereadores, secretários municipais, o padre Fábio Pinheiro, Monsenhor Luiz Lucena e representantes da Polícia Militar, Aeronáutica, Marinha, barreira do inferno e PRF.  A cerimônia foi presidida pelo cerimonialista José Aldo.
 


Blog do Assis Silva
Publicidade

João Câmara comemora seus 86 anos de Emancipação Política

http://static.panoramio.com/photos/large/53335951.jpg

Os trilhos da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do norte avançavam pelo interior adentro e chegavam a um lugar chamado Matas. Ao redor da residência do engenheiro Antônio Proença, na época responsável pela construção da extensão da estrada ferroviária, os ferroviários faziam acampamentos.

Em 1910 começaram a surgir as primeiras casas da localidade . Em 1915, o acampamento de trabalhadores ferroviários passou a ter fundamentos e sinais evidentes de vila com uma povoação estabilizada, vivendo em razoável estágio de conforto quando surgiu a capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens. O povoado de Matas chegou à condição de município pela Lei no 697, de 29 de outubro de 1928, com o nome originário de sua localidade, Baixa Verde, desmembrado de Touros, Taipu e Lajes.

O novo município teve como seu primeiro prefeito a figura histórica de João Severiano da Câmara que com muito trabalho e versatilidade conseguiu vencer na política, chegando a ser deputado e senador. João Câmara inseriu Baixa Verde na modernidade da época, com a implantação de indústrias, com um trabalho organizado de assistência social, com a construção de estradas e com a ampliação do setor produtivo, mais notadamente da industrialização do algodão e do sisal.

Após o falecimento do líder baixa-verdense, em 1948, começou a existir o desejo de mudar o nome do município em homenagem a sua mais ilustre figura. Foi pela Lei no 899, de 19 de novembro de 1953, que Baixa Verde passou a se chamar oficialmente João Câmara.
 
Publicidade

Câmara derruba decreto de conselhos populares e impõe 1ª derrota a Dilma após reeleição


O texto segue para votação no Senado. A derrubada da medida foi capitaneada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), com apoio do PMDB, principal aliado do Planalto, partidos da base aliada e da oposição. O PT, PC do B e PSOL, favoráveis à consulta popular, ficaram isolados na defesa da proposta.

O projeto de Dilma foi rejeitado por votação simbólica, que não contabiliza os votos. O decreto é polêmico. Partidos de oposição e alguns integrantes da base governista alegam que o ato fere prerrogativas do Legislativo. Além disso, dizem que a intenção do governo é aparelhar o processo de decisão governamental, a exemplo do que ocorre na Venezuela.

O texto determina que os órgãos da administração pública federal “deverão considerar” as novas regras, entre elas o desenvolvimento de mecanismos de participação dos “grupos sociais historicamente excluídos” e a consolidação “da participação popular como método de governo”.

A expressão “deverão considerar” é central para o debate. O governo diz que não há obrigação do gestor de submeter os atos aos conselhos, apenas o estímulo. Oposição e congressistas têm interpretação contrária. Além disso, o decreto estabelece orientações genéricas de como se dará a composição desses conselhos. A norma instituiu a chamada Política Nacional de Participação Social (PNPS), com o objetivo de “consolidar a participação social como método de governo” e aprimorar “a relação do governo federal com a sociedade”.

Atualmente, há 40 conselhos e comissões de políticas públicas no Brasil, formados por 668 integrantes do governo e 818 representantes da sociedade. As atribuições variam de acordo com cada conselho, que podem ser consultivos, deliberativos, ou os dois.

Folha Press
Publicidade

Loteamento Paraíso de Parazinho promoverá festival de prêmios no próximo dia 1º de novembro


O Loteamento Paraíso de Parazinho promoverá um grandioso festival de prêmios para os clientes e amigos. Serão sorteados uma Tv lcd de 40 polegadas, um fogão de 4 bocas e um ventilador.

O bingo será realizado no próximo dia 1º de novembro, às 14h00m, no stand de vendas do Loteamento Paraíso de Parazinho que fica localizado na Rua Vereador Joaquim Hipólito (estrada para o distrito de Baixinha dos Franças).

As cartelas já podem ser adquiridas ao preço de R$ 5,00. Lembrando que na compra de um lote automaticamente você ganha duas cartelas, a parcela de um lote gira em torno de R$ 109,00.

Maiores informações ligue para os telefones: (84) 8753-9052 ou 8714-4099.

Visite e comprove; você é nosso convidado especial! 



Top