Publicidade

Destaque

Polícia

Mato Grande

Rio Grande do Norte

Brasil e o Mundo

Política

Parazinho: agricultura inicia projeto de sustentabilidade


A Secretária de Agricultura de Parazinho iniciou nesta sexta feira, (31) no Assentamento Santa Luiza o projeto de sustentabilidade rural que atendera oito associações no município de Parazinho, parceria firmada com empresas eólicas atuantes em nosso município o secretário Wallace soares diz que a agricultura de Parazinho terá uma nova direção diante do agronegócio onde passa a dar voz e oportunidades às famílias do campo. 

E que é a nova realidade da gestão de Marquinhos deixando o recado de que juntos somos fortes; na agricultura a ações contemplam ainda a perfuração de 8 poços para a criação de ovelhas, o projeto foi idealizado pelo secretário Wallace Soares e aprovado por todos os beneficiados.


Publicidade

Melhores momentos do encerramento da 15ª Jornada Pedagógica da Educação de Parazinho...

Fº Galvão, palestrou sobre a educação do campo
 

Palestrantes e convidados da Jornada Pedagógica
Regina Poliana, ministrou a palestra sobre a garantia do direito
da criança   em uma educação contextualizada
 





Zacarias, palestrou sobre a lei 10: cultura afro-brasileira
Mesa de debate





Secretária de educação agradecendo a Zacarias
Pedagoga Valêska Valdivino, palestra sobre docência X legislação
Zé Teixeira no debate sobre redução da carga horária dos professores
Dr. Mauro, procurador geral do município responde
a perguntas em roda de conversa

Prefeito Marquinhos, faz as considerações no final da 15ª Jornada
 




Publicidade

15ª Jornada Pedagógica é encerrada; o evento foi um dos maiores já realizados em Parazinho


15ª Jornada da Educação é encerrada

Entre os dias, 28 a 30 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parazinho realizou a 15ª edição da Jornada Pedagógica da Educação Municipal. O evento teve como tema: “Garantir a boa qualidade da educação para todos: esse é o nosso desafio”, ao decorrer de todo evento foi abortado a temática; Educação do Campo.

O evento marca oficialmente o início do período letivo na rede de ensino, além de dar boas-vindas aos professores. A Jornada Pedagógica é uma oportunidade para docentes, coordenadores, supervisores e gestores discutirem questões sobre a “escola”, seu desenvolvimento e desempenho, ações e metas para melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes.


No decorrer dos três dias oficinas mostraram e ensinaram a valorizar a cultura e a realidade local resgatando a identidade do homem e da mulher do campo. Além da Educação e diversidade, historia e cultura afro-brasileira, a carreira do profissional do magistério, redução de carga horária, novo currículo, novas tecnologias e Educação Integral.

Formação da mesa e pronunciamento das autoridades, apresentações culturais, dos resultados da educação-2013, do plano da SMEC-2014, além do calendário escolar e jantar marcou a abertura da 15ª Jornada realizada na terça-feira (28/01). 


Palestrantes e convidados da 15ª Jornada

Já no segundo dia (29/01) foi à vez dos diretores (as) de escolas mostrarem seus planos, metas e trabalhos realizados no ano de 2013. E a oficina com Paulo Ronaldo, técnico do MEC com o tema “Mobilizadores Sociais pela Educação”, marcou a sequencia do evento.


No terceiro e último dia (30/01), a programação contou com o sociólogo Francisco Galvão ministrando a palestra sobre “educação do campo”. A segunda palestra foi ministrada pela psicóloga Regina Poliana com o tema: “a garantia do direito da criança na educação contextualizada”. Zacarias conduziu a terceira palestra sobre: “lei 10; cultura afro-brasileira”.


À tarde, uma mesa redonda discutiu “a valorização do profissional do magistrado”. A pedagoga Valêska Valdivino, presidente da ASpedRN (Associação dos Pedagogos do Rio Grande do Norte) ministrou a palestra sobre: “docência X legislação; entendendo a lei nº 11.738/08”. A mesa redonda com, Mauro Rebouças, Sara Kalina e José Teixeira abordou a conflituosa redução na carga horária e diversos temas envolvendo diretamente os professores.


Agradecimentos de Romeika Priscila secretária de educação, e também do prefeito Marquinhos encerrou oficialmente a 15ª Jornada Pedagógica da Educação de Parazinho. 



Publicidade

Principio de incêndio atinge pousada no centro de Parazinho

Curto circuito no medidor de energia do prédio
pode ter sido a possível causa do incêndio

Um princípio de incêndio atingiu na manhã desta quinta-feira (30) uma pousada no centro de Parazinho. Segundo populares o fogo começou por volta das 08h30min, vindo a ser contido por dois homens que usaram extintores.

Um curto circuito no medidor de energia do prédio, proveniente de contato com água, já que chovia muito no momento do ocorrido pode ter sido a possível causa do incêndio. O fogo consumiu toda a enfiação da pousada que fica localizada na Rua Aluízio Bezerra.

Uma parte dos cabos de alta tensão se rompeu e ficaram caídos, um perigo para as pessoas que passavam pelo local. As ruas próximas foram interditadas até a chegada da equipe da Cosern; já no final da tarde os profissionais regularam o abastecimento de energia para a pousada e casas próximas ao local.





Publicidade

Novo tremor de terra é registrado em Pedra Preta


A terra voltou a tremer no município de Pedra Preta, conforme registro da rede de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O tremor ocorreu nesta quinta-feira(30) por volta das 10h28, horário local e teve magnitude de 1.9.

Esse evento é o quarto acima do limiar de percepção (1.5) e acima do limiar de detecção automática em RCBR (1.8) a ocorrer em Pedra Preta neste ano de 2014. A atividade sísmica em Pedra Preta já dura mais que três anos tendo ocorrido, durante esse tempo, vários tremores de magnitude acima de 3.0 que causaram pequenos danos e assustaram a população. 

Desde o dia 7 de janeiro deste ano não havia registro de tremor com magnitude acima de 1.0 na região de Pedra Preta.

Via Assis silva 
Publicidade

Divulgada a programação do Carnaval de Pedra Grande, na praia de Enxú Queimado


Em Pedra Grande/RN, na região do Mato Grande, o Carnaval será realizado mais uma na praia de Enxú Queimado, zona rural do município. A cidade, assim como outros 168 municípios do Rio Grande do Norte, está enquadrada no decreto da seca proposto pelo Governo do Estado e que inibe gastos com eventos públicos, como o carnaval.

Por essa razão, o Prefeito Marcão encontrou uma solução para a realização do Carnaval 2014 no seu município. Marcos Luiz Pereira (PMDB) vai arcar com a ajuda de empresas e amigos, a festa que arrasta multidões para a praia de Enxú Queimado, evitando que Pedra Grande fique sem, como está acontecendo em diversas cidades do RN.

Informações do Blog Folha de Pedra Grande

Publicidade

Educação: SMEC segue com jornada pedagógica, segundo dia é marcado pela oficina de mobilização social pela educação com técnico do MEC


No segundo dia de jornada, ontem (29), a programação teve início às 8h30min, com a apresentação feita por diretores (as) de escola mostrando seus planos, metas e trabalhos realizados no ano de 2013.

A oficina com Paulo Ronaldo, técnico do MEC que teve como tema “Mobilizadores Sociais pela Educação”, marcou a sequencia da programação do evento; ainda pela manhã e seguido pela tarde à oficina trabalhou temas de fundamental importância para melhorar a educação, onde todos devem participar. Uma interação da escola, família e comunidade. Afirmou Paulo.

 
Rita de Luzier participa da 15ª Jornada Pedagógica






Palestra com Paulo, técnico do MEC

Hora do lanche
 

Oficinas



Pe. Ivanilson faz apresentação dos grupos de trabalhos
 


Almoço









Parte dos educadores do município
 

Técnicos da SMEC

Publicidade


Top