Publicidade

Destaque

Polícia

Mato Grande

Rio Grande do Norte

Brasil e o Mundo

Política

Durante a última Missa Dominical realizada na noite de 30 de março de 2014 o Padre Ivanilson Alexandrino fez o anuncio oficial da criação da futura Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré; a comunidade católica de Parazinho recebeu a notícia com festa e muita alegria.
 
Membros do Conselho
Foto: Pascom Parazinho

A Solenidade de Criação da primeira Paróquia com o título de Nossa Senhora de Nazaré no estado do RN, está marcada para acontecer na noite de 09 de junho de 2014. Nos dias de hoje as cidades de: Parazinho e Pedra Grande formam uma Área Pastoral que é um primeiro passo para uma futura paróquia, o Pe. Ivanilson afirma que a Paróquia será formada pelas mesmas cidades, distritos, fazendas e povoados pertencentes a cada município, entre tudo temos um montante de mais de 30 lugares.

Ao mesmo tempo o Padre também fez a leitura da nomeação de seis membros pertencentes ao Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos e Administrativos (CPAEA); conforme as exigências do cânone. 537. A nomeação tem validade de três anos.
 
Os membros são:

Nomeação dos membros
1-      Pe. Ivanilson Alexandrino – Presidente
2-      Maria da Paz – Tesoureira
3-      Rosally Françoise – Secretária
4-      Valmir Belchior – Membro
5-      Moacir Paulino – Membro
6-      Heraldo Câmara – Membro
7-      Gilson Ferreira – Membro
  
Qual a diferença de Área Pastoral pra Paróquia?

A Área Pastoral se fundamenta no cânon 374 do Código de Direito Canônico, o qual afirma: “Para promover o cuidado pastoral mediante ação comum, diversas paróquias mais próximas podem se unir em entidades especiais, como os vicariatos forâneos”. O qual é chamado em muitas dioceses, como na nossa, os vicariatos forâneos correspondentes a Áreas Pastorais; ou seja, o primeiro passo para uma futura paróquia.

Paróquia é uma comunidade dentro da Diocese entregue aos cuidados pastorais e administrativos de um presbítero que recebe o título de pároco ou administrador paroquial. Antigamente eram chamadas de “Freguesias”. Ele deve trabalhar em comunhão com a diocese, as lideranças pastorais e os demais fiéis batizados. Além do pároco, também vemos a atuação do vigário paroquial (sacerdote que o bispo diocesano nomeia para coadjuvar um pároco no exercício do seu ministério pastoral). Só os padres podem ser párocos, mas numa paróquia pode haver também um diácono que trabalha com o pároco e o vigário. Além das pessoas, uma paróquia tem sempre um território e uma igreja principal, chamada Igreja Paroquial (Matriz). Pode ter outras igrejas menores, chamadas de ermidas ou capelas.
 
Blog da Área Pastoral de Nossa Senhora de Nazaré
 
Publicidade

About Blog Parazinho na Mídia

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:


Top